quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Educação Asteca


Os sacerdotes tinham controle total sobre a educação. O império asteca era provido de escolas especiais, as calmecas, que treinavam os meninos e meninas para as tarefas religiosas oficiais. As escolas para as crianças menos disciplinadas eram chamadas de telpuchcalli, ou "casas da juventude", onde elas aprendiam história, tradições astecas, artesanatos e normas religiosas. 

Os astecas registravam os acontecimentos mais importantes em livros feitos de papel preparados com folhas de sisal. Estes livros eram enrolados como pergaminhos ou dobrados como mapas. Os astecas não possuíam um alfabeto. Criaram uma espécie de escrita em logogrifo, usando imagens e caracteres simbólicos.

Curiosidades da História: A origem da Pipoca

A pipoca é um alimento de rápido preparo e rico em carboidratos. Na história não existe registro que precise o ano ou o responsável pela criação da pipoca, mas, os indícios mais próximos sobre a origem desse alimento indicam que as populações americanas teriam sido as primeiras, já que o milho integrava sua dieta das mais diferentes formas.

Algumas pesquisas indicam que as primeiras pipocas apareceram do cozimento do milho inteiro, deixado próximo ao calor das fogueiras. Somente depois que os grãos começaram a ser separados para a fabricação exclusiva das pipocas. Ali ainda, não podemos imaginar que a “pipoca pré-colombiana” fosse temperada com o sal e a manteiga que usualmente figuram nosso modo de preparo. Os nativos americanos tinham por hábito empregar o uso de ervas junto ao milho.
Em algumas culturas americanas, o milho era uma fonte de alimento tão importante que acreditavam que esse alimento teria uma forte vinculação às divindades que organizavam o seu mundo. De acordo com antigas tradições, o grão de milho armazenava um espírito dentro de si. Com isso, assim que o grão era aquecido no fogo, esse espírito se irritava até estourar. Essa seria uma explicação mítica para o processo de transformação do milho em pipoca.
Na verdade, todo grão de milho armazena dentro de si uma ínfima quantidade de água. Assim, quando aquecida, essa água se transforma em vapor e exerce uma pressão que provoca o estouro do milho. Do ponto de vista nutricional, a pipoca, quando não leva muito sal e manteiga, pode ser uma fonte de alimentação com baixas calorias e rica em proteínas, ferro e fibras.

O Baixo Império Romano - Resumo

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Existe alguma relação entre a Revolução Industrial, o imperialismo e a Primeira Guerra Mundial? Qual?

Sim, com a Revolução Industrial as indústrias precisavam cada vez mais de: Matéria-prima barata e Mercado Consumidor, lembrando que a Revolução inicia-se na Inglaterra em meados do século XVIII, devido à acumulação de capital feita por esse país durante a Idade Moderna, à oferta de mão-de-obra barata (consequência do processo de cercamentos) e às reservas naturais de ferro e carvão. 
Logo essa industrialização espalha-se por outras nações aumentando a busca por matéria-prima e mercados consumidores, essa busca justificada pela "civilização" dos países não industrializados chamamos de Corrida Imperialista.
No final do século XIX e início do século XX as disputas coloniais vão se intensificar, ocasionando o choque entre as potências imperialistas, acirrando a tensão internacional que culmina com a Primeira Grande Guerra Mundial.      

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Primeiras Comunidades Maranhenses: Caxias; Alcântara; São Luis; Icatu; Pastos Bons

Ideologias do Século XIX e a Onda Revolucionária.

A Criação do Liceu Maranhense

A Criação do liceu maranhense
View more presentations from profmarloncardozo.
Apresentação resultado da pesquisa sobre a criação do Liceu Maranhense.  

O Socialismo além da União Soviética

Aula Simplificada - Primeira Guerra Mundial

Seja bem-vindo...


Caro leitor, bem-vindo ao blog História Online F1.


Este espaço serve sobretudo para divulgar aulas, notícias e ideias, e para estimular a discussão histórica e possíveis dúvidas. Pretendemos uma discussão objetiva e de fácil entendimento. Por essa razão, os comentários são moderados: não para censurar opiniões divergentes, o que pelo contrário se encoraja, mas para impedir comentários superficiais, que acabam por afastar outros comentadores e alunos com dúvidas.



Ao lado um tira do Calvin sobre seu conceito de história para começar as discussões.


Espero que este serviço seja útil para todos. Todas as sugestões são bem-vindas.